Conhecer as melhores praias do Guarujá pode trazer momentos incríveis em família e você certamente não gostará de perder essa oportunidade. O misto de tranquilidade e boa infraestrutura que os logradouros oferecem, além da exuberância natural são um dos grandes diferenciais para quem busca o mar paulista.

Nos arredores do Guarujá existem excelentes opções de turismo e, por meio deste post, você saberá quais os melhores pontos para ir. Sem mais delongas, descubra agora mesmo quais são as melhores praias do litoral de SP e faça uma ótima viagem!

Praia de Pernambuco — Guarujá

A Praia de Pernambuco é a que melhor sintetiza o que falamos anteriormente: um local tranquilo, mas não muito distante, com ampla infraestrutura de comércio, rede hoteleira e casas de temporada para alugar.

Um dos grandes fenômenos naturais observados — além da maré alta boa para o surfe — é o encontro das águas da Ilha do Mar Casado com a Praia de Pernambuco, que no mar baixo se dividem em duas praias diferentes, porém, próximas em distância.

Não é um lugar badalado e também não tem orla, entretanto, existem barracas para consumo, nas quais você encontra, inclusive, guarda-sóis e cadeiras. Próximo de lá há o Shopping Jequiti, com diversas opções de lazer, inclusive baladas para casais mais animados. Opções não faltam!

Praia Tijucopava

Incrustada na Mata Atlântica — uma das principais características físicas do litoral de São Paulo — a Praia Tijucopava oferece um ambiente seguro e tranquilo para curtir em família. As ondas fortes em tempos de maré alta exigem atenção dos pais em relação aos filhos, mas a segurança monitorada dos condomínios ao redor deixam os visitantes despreocupados quanto à criminalidade.

Em alguns pontos do lugar é preciso se identificar por conta dos locais privados que fazem o controle dos visitantes, entretanto, nada disso será um empecilho para você que quer curtir um dos mais belos logradouros do litoral paulista com a sua família.

Se for de carro, utilize o GPS, pois não há muitas placas indicativas, o que deixa o local ainda mais reservado e gostoso de passar o dia. Assim como na Praia de Pernambuco, levar cooler e sacolinhas é essencial — não vá se esquecer.

Praia Sítio São Pedro

A Praia Sítio São Pedro segue a mesma lógica e limita o número de visitantes de acordo com o controle que é feito pelos condomínios presentes no entorno. Inclusive, há uma lei municipal do Guarujá, de número 2.567/97, que por razões de sustentabilidade ambiental deu a essas áreas privadas o direito e a responsabilidade de zelar pela natureza presente em sua região.

As principais regras para visitar as áreas restritas são:

  • chegar cedo, já que limitam o número de 70 vagas de estacionamento por dia em ordem de chegada para a Praia Sítio São Pedro;
  • levar comidas, bebidas e sacolas para lixo, já que não é permitida a presença de ambulantes, nem existe nenhum quiosque ou lixeira na praia;
  • ter atenção ao horário de saída, já que não há iluminação e nem é permitida a permanência à noite por questões de segurança;
  • ter paciência se quiser visitar a praia em um dia cheio e aguardar sua vez fora do condomínio.

Vale lembrar que a entrada é gratuita e pode ser curtida por todos. Apenas contribua para a preservação ambiental e tenha ótimos momentos com a sua família em uma das mais belas praias do litoral paulista.

Praia Iporanga

A Praia Iporanga é vizinha ao Sítio São Pedro e bem mais calma. Lá, não se observa muito a presença de surfistas e, por isso, o limite de visitantes de fora do condomínio é de 30 vagas de estacionamento por dia.

A mata original preservada e com placas informativas sobre as espécies presentes se torna o local perfeito para um passeio em família e que serve também renovar as energias e desfrutar de um pouco de paz.

É comum ver pequenos siris pela areia e alguns animais da Mata Atlântica pelo entorno, um grande atrativo para as crianças. A Praia Iporanga tem ainda uma cachoeira ao final de sua extensão, que possibilita o encontro da água doce com a água salgada. Não é à toa que esse lugar é considerado paradisíaco.

Praia do Éden

Mais uma das praias tranquilas e relativamente escondidas do Guarujá. Seu acesso se dá pela Avenida Marjory da Silva Prado — também conhecida como estrada do Pernambuco — na qual se caminha por uma trilha de meia hora até chegar lá. É necessário passar também pelo condomínio Sorocotuba, com possibilidade de ir tanto a pé quanto de carro.

O caminho é composto pela mata atlântica e uma belíssima vista da praia formada pela areia bastante branca e a água do mar em tom esverdeado. Ao chegar na praia é possível ver tartarugas marinhas e também praticar mergulho.

O consumo de alimentos e bebidas é facilitado pela presença de quiosques, o que possibilita a ida sem levar comes e bebes. O melhor de tudo é que o comércio não fez com que a praia ficasse badalada. Trata-se de um local bastante aprazível para descansar e curtir a natureza. Mais uma excelente opção para você e sua família.

Praia do Indaiá

A Praia do Indaiá talvez seja a única que é um pouco mais badalada entre todas as opções que citamos aqui. Se quiser tirar um dia para ter um pouco mais de comodidade com acesso a bares, quiosques, restaurantes ou ambulantes, esse é o lugar certo para ir.

Além disso, a maré é bem mais calma do que das outras praias do litoral paulista, o que faz dela uma ótima opção para as crianças. Muitos dos belos locais que citamos exige uma atenção extra nesse quesito, e é bom que você se lembre disso.

Praia Branca

Outro lindo local que atrai turistas interessados nas belezas naturais do Guarujá e a tranquilidade que as praias de seu entorno podem trazer é a Praia Branca, também conhecida como Prainha. Localizada em Bertioga, e a alguns minutos de balsa do centro da cidade, é possível chegar nela após 30 minutos de caminhada por uma bela trilha verde.

Chegando lá, além de encontrar um local paradisíaco e tranquilo, você estará perto de outros pontos turísticos importantes de Bertioga como:

  • Forte de São João;
  • Praia de Guaratuba;
  • Parque Serra do Guararu;
  • Aldeia dos Índios Guarani.

Além disso, existem ainda outros locais para ir em seu entorno como bons restaurantes e locais de compra. Veja:

  • Quiosque da Dona Helena (Praia de Guaiúba);
  • Riviera Shopping;
  • Usina de Itatinga.

Inclua aí ainda os excelentes passeios de barco que podem ser feitos pela praia. Como pode ver, o que não faltam são atrações para ir visitar Praia Branca, a querida Prainha. Prossiga com a leitura para conhecer as outras maravilhas que Guarujá reserva aos visitantes.

Praia das Pitangueiras

Para quem busca um pouco mais de animação e agitação em seu passeio, talvez a Praia das Pitangueiras seja uma melhor pedida. A alta concentração de turistas, bares, restaurantes e demais opções de lazer e entretenimento próximos à praia dão o tom em seus arredores.

Bem localizada e de fácil acesso — está em uma das principais avenidas da cidade — você facilmente a verá seja por balsa ou chegando de carro a Guarujá. O shopping La Plage está bem próximo e além dele o que não faltam são opções de comércios e serviços na região.

Praia do Guaiúba

A Praia do Guaiúba é bem tranquila e tem como público principal famílias que querem curtir um dia em paz. Com pouca infraestrutura e caráter mais rústico, isso acaba espantando turistas que vão às regiões em busca de badalação e agitação. Isso também possibilita a maior tranquilidade e frequentadores que estão realmente interessados na natureza e clima pacífico da Guaiúba.

Seu mar não é agitado e a praia está encravada em meio à porção de Mata Atlântica presente no Guarujá. Com isso, não é imaginar a beleza natural que esse local oferece a quem o visita. Uma boa pedida para quem quer fazer um bom passeio em família.

Praia das Astúrias

A Praia das Astúrias é próxima à Praia do Guaiúba e dispõe de boa localização e infraestrutura, ainda que não seja agitada e badalada como as praias que têm essa característica. Isso significa que você pode chegar a ela sem grandes dificuldades ao mesmo tempo em que poderá desfrutar de um ambiente pacífico e seguro.

Para as crianças é uma ótima pedida, tanto pelo ambiente familiar que predomina no público desse local quanto pela presença de salva-vidas que podem prestar a assistência profissional e efetiva a qualquer imprevisto que possa ocorrer.

Ainda que não conte com restaurantes de alto padrão em seu entorno e seja uma praia mais modesta, as diversas barraquinhas por sua orla e os pratos variados e bebidas que oferecem atendem bem os visitantes que vão ali em busca de um lugar mais tranquilo.

Ainda assim, caso queira um local mais animado basta ir na alta temporada quando muitos turistas chegam à região. Enfim, é uma praia que oferece diferentes opções e que pode ser uma ótima pedida para quem vai em família também.

Praia da Enseada

A Praia da Enseada fica em Bertioga e oferece boa infraestrutura e geralmente é bem limpa e tranquila durante a baixa temporada. Nos períodos de alta temporada, fica mais agitada com os diversos shows, festas e atrações culturais que são realizadas em sua orla.

Em julho, a Festa da Tainha é um dos destaques com a oferta de excelentes pratos da cozinha típica como o delicioso peixe assado e frutos do mar que o acompanham. Os preços são módicos e muitas pessoas visitam a Bertioga para poder curtir essa atração culinária durante o meio do ano.

Em agosto, a Festa do Camarão na Moranga é outro grande diferencial gastronômico que a Praia da Enseada tem como tradição e atração turística. Ainda que os preços sejam um pouco mais altos, é possível desfrutar de excelentes alternativas e realizar um bom passeio indo até essa festa.

Como a Praia da Enseada tem 12 km de extensão, oferece diferentes pontos a serem aproveitados e tem um público bem diverso. Em seus locais mais agitados e de maré forte estão os surfistas e jovens em busca de badalação. Nas áreas mais calmas e de água limpa, costumam estar famílias com crianças pequenas.

Como o local é também usado para navegação, algumas de suas partes não são recomendadas para banho. Porém, andando um pouco já é possível encontrar locais propícios para isso.

Praia do Tombo

A Praia do Tombo, como o próprio nome pode sugerir, é o ponto predileto de surfistas no Guarujá e, de fato, recebe diversos campeonatos de surfes nacionais e internacionais no local. Além disso, é referência no quesito educação ambiental, com o empenho sendo reconhecido por ONGs internacionais que a demarcaram com uma bandeira azul, simbolizando esse compromisso com a natureza.

Com isso, é considerada também como uma das principais praias do Guarujá por estar bem localizada e poder ser facilmente acessada por meio da Avenida Prestes Maia, o que significa que você não dependerá de trilhas ou balsa para se chegar até o local.

É uma praia pequena de apenas 900 metros de extensão mas que ainda assim conta com boa infraestrutura que pode ser observada pela presença de quiosques, boa sinalização e comércios pela orla.

Mesmo que você não vá surfar, é um ótimo lugar para passar um dia tomando o sol e curtindo as belezas naturais que o local oferece. Não é à toa que a Praia do Tombo foi tida como um local de excelente balneabilidade, isso permite que você pode curtí-la mesmo que não seja adepto ao esporte radical marítimo.

Como pode ver, o estado de São Paulo oferece excelentes opções de turismo para quem quer viajar em família. Agora que tem as informações certas poderá aproveitar para fazer as melhores escolhas e viver excelentes momentos em família. Não perca mais tempo e planeje logo essa linda viagem.

Se gostou de saber quais são as melhores praias do Guarujá, aproveite para conhecer 5 pontos turísticos no Guarujá que você precisa conhecer!

Você sabe quais são as melhores praias de Guarujá?