Para quem está pensando em comprar uma casa de praia para fazer renda de aluguel e ainda aproveitar para ter disponível uma propriedade turística, fica a dúvida: vale a pena investir em imóveis no litoral?

Quem quer fazer esse investimento com a desculpa de gerar receita por meio de aluguel, seja de temporada, seja por locação anual, e ainda ter uma casa para lazer, normalmente se empolga muito com a localização, com as ofertas e o com projeto desejado. Ocorre, porém, que, quando o aspecto emocional está envolvido na decisão, as contas não são feitas de forma correta e racional e isso pode gerar uma enorme dor de cabeça.

Acompanhe o texto a seguir e descubra o que você deve levar em consideração antes de decidir investir em um imóvel no litoral.

Quais as desvantagens de comprar imóveis no litoral?

Ter um imóvel na praia é o sonho de muitas pessoas e por isso elas acabam agindo com a emoção na hora de fazer esse investimento, deixando de levar em conta alguns pontos que são fundamentais na compra de um imóvel.

Se você for pensar especificamente em investir para faturar com a receita do aluguel, a maior desvantagem que poderá encontrar está na taxa de vacância das propriedades naquela zona turística. Assim, pesquisar se os imóveis estão lotados quando chega a alta temporada — verão, férias, feriados —, mesmo com um alto valor de aluguel, é o primeiro passo antes da compra.

Outro ponto que pode ser uma desvantagem e por isso também deve ser analisado são os custos que o imóvel terá mesmo estando desocupado. Podemos citar alguns:

  • manutenção: gastos com caseiro, faxineira;
  • contas de água e energia;
  • tributação: taxa de lixo, IPTU;
  • condomínio.

Também é importante analisar quantas semanas o imóvel poderá ficar desocupado e a procura e os preços dos aluguéis na região mesmo fora de época.

Quais as vantagens de comprar imóveis no litoral?

Ter a posse de imóveis no litoral vai muito além de investimento seguro e lucratividade. Além dos rendimentos, usufruir desse imóvel já é um grande benefício. A economia gerada para a família, que poderá ter um local próprio de lazer sem precisar arcar com os altos custos de hotéis e restaurantes caros, vale a pena.

Vejamos outros benefícios de comprar um imóvel no litoral:

  • ter seu dinheiro aplicado em um negócio seguro e rentável;
  • opção de lazer para unir a toda a família;
  • conhecer várias praias e montanhas próximas;
  •  lucrar com o alto valor dos aluguéis de temporada;
  • conforto e privacidade nas suas viagens;
  • valorização do dinheiro aplicado.

O que deve ser analisado antes da aquisição?

Aplicar em imóveis é um dos mais tradicionais e seguros investimentos feitos pelos brasileiros, devido à segurança em ter um bem palpável. Apesar da baixa liquidez (afinal, converter uma propriedade em dinheiro com uma boa venda rápida não é fácil), é uma posse estável, que sofre bem menos quando comparada a outros investimentos, com as crises do mercado.

Mas, antes de tomar a decisão de investir todo o seu dinheiro em imóveis no litoral, várias questões devem ser levantadas e analisadas. Para isso, ter o apoio de uma imobiliária de confiança e experiente nesse setor de imóveis é fundamental.

É preciso conhecer as opções disponíveis, a localização e, principalmente, a estrutura das praias mais próximas e de todo o bairro. Deve-se tomar muito cuidado antes de adquirir imóveis em praias urbanas, pois a segurança é um dos principais pontos verificados pelos locatários e o barulho muitas vezes pode incomodar. Na aquisição de imóveis em praias mais isoladas da agitação, o acesso e o transporte também precisam ser verificados.

Por que devo contratar uma imobiliária?

Antes de fazer qualquer investimento imobiliário no litoral, deve-se ter em mente uma combinação da oportunidade de valorização de um imóvel na praia com o rendimento dos aluguéis. Assim, você deverá pensar no lucro que a propriedade pode gerar ao longo do tempo, caso queira revendê-la, e somar esse valor com o faturamento proporcionado pelos aluguéis.

Com uma boa consultoria, você ficará tranquilo para tirar todas as dúvidas antes de tomar a decisão e escolher o melhor custo-benefício do imóvel litorâneo.

O corretor deve apresentar todas as opções de compra, assim como as vantagens e desvantagens citadas devem ser analisadas caso a caso por ele, e, por isso, apenas uma imobiliária experiente no ramo litorâneo poderá oferecer as respostas corretas.

Uma dica que as consultorias imobiliárias dão para o comprador é, se possível, alugar por um tempo o imóvel na praia. A personalidade e as afinidades da família contam muito, afinal, não estamos tratando apenas de um investimento, também poderá ser o principal local de lazer da família por muito anos.

Essa decisão deve ser de toda a família, pois, muitas vezes, a casa que está com um preço um pouco acima pode compensar: uma piscina no imóvel, por exemplo, além de ser peça-chave para a diversão, faz uma diferença enorme no momento de colocar o preço do aluguel

Quando devo comprar o imóvel?

Saber o melhor momento para a compra é o que fará seu investimento ter sucesso. Não poupe esforços nem economize nas pesquisas sobre a propriedade. Um investimento alto demanda confiança e tranquilidade.

O Brasil ainda está saindo de uma crise financeira, então, podemos encontrar bons negócios para fazer. Existem muitos financiamentos por aí, mas, nesse caso, os cuidados devem ser redobrados. Fazer um financiamento para adquirir um imóvel na praia pensando em lucrar com aluguéis pode não ser uma boa estratégia. Analise bem os juros e o valor final do imóvel.

Sempre leve em consideração três condições:

  • situação pessoal;
  • mercado imobiliário;
  • características do imóvel.

A valorização, somada ao rendimento dos aluguéis, poderá proporcionar uma lucratividade interessante para quem quer investir dinheiro com segurança, sem correr os riscos que outros investimentos de mercado têm. Contudo, muitas análises devem ser feitas e apenas uma consultoria poderá esclarecer as reais condições do investimento em imóveis no litoral.

Dessa forma, depois de ter escolhido o imóvel no litoral dos sonhos e verificado todas as condições do investimento e do lazer, é só aproveitar com segurança o que uma casa de praia pode oferecer de melhor: conforto, descanso e diversão!

Se gostou das dicas, acompanhe nossas redes sociais — Facebook, Instagram e YouTube — e fique por dentro das melhores oportunidades para você!

Imóveis no litoral: descubra por que vale a pena investir