Quando o assunto é morar bem e desfrutar de todo o conforto e descontração possíveis dentro do lar, a varanda gourmet pode dar um toque especial em sua busca por requinte. Essa nova tendência tem se tornado um item cada vez mais comum nos melhores imóveis e você pode desfrutar desse espaço conhecendo como ele é a fim de deixá-lo do seu jeito.

Para entender melhor o que é a varanda gourmet e ficar por dentro das dicas que separamos para criar a sua, continue a leitura.

Entenda o que é uma varanda gourmet

Varanda gourmet é basicamente um local na área externa da casa que conta com  itens diversos: móveis, eletrodomésticos e até piscinas instalados dentro do espaço de uma varanda.

Não existe uma regra específica para determinar tamanho e configuração desse cantinho especial; e a graça reside justamente nessa liberdade que é poder dar o seu toque especial nisso. 

No geral, ela tem  churrasqueira, bancadas, cadeiras para tomar sol, frigobar e plantas decorativas. Mas isso é só uma ideia básica de como o ambiente pode ser.  

Conheça 5 dicas para inspirar a sua varanda gourmet

Agora que você sabe  o conceito, é hora de buscar inspiração e começar o projeto da  varanda gourmet dos seus sonhos, não é mesmo? Com boas ideias, criatividade e bom gosto, é possível construir um ambiente funcional, agradável e convidativo para receber amigos e fortalecer o  convívio familiar. Veja

1. Instale um jardim vertical

A ideia de ter uma varanda gourmet é justamente aproveitar o espaço externo de um apartamento com sofisticação e inteligência. Nessas horas, os jardins verticais são uma excelente opção, podendo, inclusive, serem usados como pequenas hortas.

O que não faltam hoje são tutoriais e informações sobre como plantar em casa e cultivar as mais diversas plantas dentro do espaço de um apartamento. Isso não só embeleza como perfuma naturalmente o ambiente; e você pode até colher hortaliças para seus petiscos e refeições. Pense nisso.

2. Invista no lazer e conforto

Varanda gourmet é um local em que as pessoas estar descontraídas e felizes. Claro que é preciso considerar as questões estéticas; afinal de contas beleza não faz mal a ninguém. Entretanto, lembre-se de que o mais importante é o conforto e o bem-estar de quem frequentará a varanda.

Posicione o mobiliário, equipamentos e acessórios de modo a não dificultar a circulação. Aposte na simplicidade e na funcionalidade. A composição final deve propiciar um clima de harmonia e não exigir alterações a cada reunião social.   

3. Coloque móveis necessários

Se a ideia é ser um espaço não só bonito, mas funcional, então você deve optar por colocar móveis que sejam necessários à utilização do local. Bancadas, pufes, cadeiras móveis e almofadas grandes, que permitam deitar e sentar sobre elas, são boas opções. Lembre-se que a varanda gourmet não é espaço para formalidades e sim para as pessoas se sentirem á vontade para comer, conversar, relaxar e até mesmo tirar uma soneca.

4. Feche com cortina de vidro

As cortinas de vidro trazem sofisticação e protegem o ambiente dos efeitos ambientais como a constante exposição ao vento e poluição do ar. O fechamento com vidro é o ideal, pois permite que se feche e abra a sacada facilmente, podendo bloquear ou permitir a ventilação de ar natural pelo local. 

5. Incremente o espaço

Varandas com dimensões maiores permitem itens diferenciados como a piscina ou uma banheira de hidromassagem, por exemplo. Tudo depende da metragem e também de como você o aprimorará para aproveitá-lo.

Se decidir instalar uma churrasqueira lembre-se de escolher um modelo que combine com a arquitetura e evite móveis estofados por perto que podem absorver o odor e a gordura da carne. Um exaustor para eliminar a fumaça é um item indispensável.

Possuir  uma varanda gourmet em sua residência traz conforto, praticidade e qualidade de vida. Um bom local para se estar junto com amigos e familiares tendo um momento de descontração e alegria.

Gostou das nossas sugestões? Aproveite para conhecer as principais dicas de decoração para 2019.

 

Varanda gourmet: não perca 5 dicas para deixar com a sua cara