Alugar um imóvel  principalmente em regiões litorâneas  para passar datas como carnaval e réveillon já é um costume. Porém, ainda há certa resistência quando se trata de períodos prolongados, como as férias. 

Por esse motivo, listamos abaixo as principais vantagens encontradas por quem opta por alugar casa em condomínio fechado para passar uma temporada. Confira!

As vantagens de alugar casa em condomínio por temporada

A estadia em casa de condomínio traz inúmeros benefícios, em comparação aos outros tipos de imóveis e de hospedagens. Veja quais são eles:

Privacidade e autonomia

Uma das maiores vantagens de alugar uma casa por temporada é não ter que seguir as inúmeras regras e os horários dos hotéis e das pousadas. Ter a tranquilidade de sair à noite e não se preocupar com o horário de funcionamento da recepção  e a liberdade de convidar amigos para um jantar ou, até, para pernoitar com sua família, como se estivesse em casa e sem ter que pagar a mais por isso.

Familiarização com a vizinhança

Passar as férias em condomínio proporciona uma imersão no dia a dia do local. Conhecer a vizinhança, fazer amizade com os moradores locais e, assim, acabar recebendo informações que os turistas normalmente desconhecem. Essa é uma ótima oportunidade para pedir dicas de melhores mercados, bares e restaurantes.

Ao caminhar pela região, é possível descobrir lugares interessantes. Para as crianças, então, é garantia de muitas opções de amigos para brincar.

Segurança

Condomínios fechados reforçam a segurança dos bens materiais e de toda a família, de modo que as crianças têm mais espaço para brincar pelas áreas comuns sem perigo.

É muito importante considerar os serviços oferecidos, se as portarias controlam quem entra e sai, se há seguranças e câmeras pelo local, entre outros. Aproveitar suas férias com tranquilidade e sem medo não tem preço.

Economia

O custo-benefício é muito melhor ao alugar uma casa para passar suas férias, principalmente se considerarmos as diárias cobradas pelos hotéis e pelas pousadas.

O aluguel já é geralmente mais barato, uma vez que não incluem diversas taxas e serviços. Mas, se estiver viajando com diversas pessoas, a vantagem é ainda maior, uma vez que uma casa de vários quartos pode abrigar todos juntos e ter o valor do aluguel dividido.

Alimentação

Ter uma cozinha à sua disposição e preparar as próprias refeições, da maneira que gosta e na hora que deseja, já garante vários pontos positivos. Não precisar se preocupar em acordar cedo para não perder o horário do café da manhã ou em sair da praia para almoçar no horário certo são mais algumas vantagens.

No entanto, a economia é o grande fator nesse caso. Quando colocamos na ponta do lápis o café da manhã cobrado nos hotéis, além dos almoços e dos jantares em restaurantes, versus abastecer a despensa e preparar as refeições em casa, a diferença é gigante. Uma garrafa de água no frigobar, por exemplo, custa três vezes mais que no mercado.

Localização

Hotéis e pousadas têm localização limitada e não variam muito — sempre em áreas urbanas e comerciais, próximos de aeroportos e das principais praias.

Já o aluguel por temporada abre um leque muito maior de possibilidades para encontrar um imóvel bem localizado — e perto daquela praia incrível, mais reservada. Muito condomínios fechados oferecem, inclusive, acesso exclusivo a algumas praias.

Controle de Gastos

Não ter gastos inesperados com taxas ou utilização da internet, por exemplo, é outra vantagem. Todos os valores são combinados com antecedência e expressos no contrato de locação. Nesse momento, é possível saber, também, o que será necessário levar na viagem (utensílios, roupa de cama etc.).

Estilo

Por mais que as pousadas e os hotéis possam ter características diferentes, não fogem muito da padronização e da falta de personalidade. Já nas casas de aluguel para temporada é possível encontrar diversos tipos de decoração e estilo. Basta refinar sua busca e encontrar aquela que mais se adéque à sua personalidade.

Pet Friendly

Se você tem um pet em casa, sabe como é triste ter que deixá-lo para trás por não serem aceitos nos meios de hospedagem tradicionais. Nesse sentido, grande número de proprietários que alugam seus imóveis para temporada permitem animais de estimação.

Se isso for importante para você, pergunte sobre essa possibilidade antes de fechar o contrato.

Estrutura diferenciada

A estrutura oferecida nas áreas comuns do condomínio é outro diferencial no momento da escolha. Academia, churrasqueira, piscina e quadras esportivas serão algumas opções a mais de lazer para toda a família ou para reunir os amigos.

Lembre-se de verificar com o proprietário, antecipadamente, se o condomínio permite a utilização dessas áreas pelo locatário.

Lavanderia

Um detalhe que poucas pessoas lembram (mas que faz muita diferença em viagens longas): onde lavar as roupas. Ao se hospedar em hotéis e pousadas, você tem as opções de levar malas enormes de roupas para não precisar lavar ou de pagar as taxas astronômicas da lavanderia.

Se tiver uma lavadora à disposição na casa alugada, a única despesa será com o sabão em pó e amaciante.

Dicas para alugar uma casa em condomínio para temporada

Geralmente, esse tipo de aluguel é feito à distância, sem que o locatário visite o imóvel. Isso pode trazer muitas surpresas e problemas se não forem tomados certos cuidados. Veja algumas dicas para evitar esse tipo de transtorno:

  • busque referências sobre o imóvel com conhecidos ou pessoas que já se hospedaram por lá;
  • pesquise a respeito da localização — segurança, infraestrutura, serviços etc.;
  • faça um contrato de locação;
  • questione sobre os animais de estimação e áreas comuns;
  • desconfie de preços muito baixos;
  • faça uma vistoria completa assim que chegar no imóvel e reporte, imediatamente, qualquer problema.

Agora, se você quer alugar uma casa para temporada, mas não quer ter todo esse trabalho, uma opção ótima e segura é contratar uma empresa especializada. Encontre uma imobiliária de confiança e que tenha conhecimento sobre a região, e ela cuidará de todos os detalhes, desde a busca pelo imóvel ideal, passando pela elaboração do contrato e pela mediação da transação, até a saída do imóvel.

Dentre todas as opções de hospedagem, alugar casa em condomínio é, sem dúvida, uma das melhores. É incrível poder viajar com a família ou os amigos e continuar desfrutando do conforto, do aconchego, da segurança e da privacidade de um lar. Experimente em sua próxima viagem!

Se você se interessou em alugar uma casa em condomínio para passar suas férias no Guarujá, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as opções que temos a oferecer!

Conheça as vantagens de alugar casa em condomínio