Cada final de ano remete ao encerramento de um ciclo de tendências em decoração, trazendo novas sugestões para o ano que se inicia. Isso porque o ramo do design de interiores acompanha as tendências que se renovam a partir dos gostos e perfis dos consumidores. 

Por isso, por meio das alterações nas próprias relações de consumo desse ramo, já é possível prever como o mundo da decoração se comportará em 2019. 

Se você deseja organizar o seu imóvel logo no início de 2019, veja o nosso artigo e descubra as principais tendências em decoração. Vamos lá!

Tons terrosos

Ao contrário do que aconteceu em 2018, ano marcado pelo uso de tons claros e frios, a primeira tendência para o ano que se inicia está relacionada ao uso de cores terrosas nas paredes, na mobília e nos objetos decorativos. 

Assim, os tons quentes e as cores mais fechadas chegam com tudo em 2019, com o objetivo de criar uma atmosfera mais aconchegante nas casas e nos apartamentos. É importante ressaltar, no entanto, que cores quentes acabam diminuindo o ambiente. Por isso, pequenos espaços não devem ser pintados por completo nesses tons. 

O uso de variações de bege, verde, marrom, laranja e vermelho tem a função de criar um ambiente confortável, remetendo aos tons de terra e também à natureza. 

Folhagens e plantas

No mesmo cenário de relação com a natureza, o uso de folhagens na decoração e a distribuição de plantas pelo ambiente também surgem como importantes tendências para 2019. 

Como esse item é bastante democrático, considerando as diversas espécies de mudas e flores existentes, é possível escolher a flor ideal para os mais diferentes cômodos:

  • samambaias, por exemplo, gostam de sombra e ficam bem em banheiros;
  • orquídeas e bromélias se adaptam aos jardins verticais feitos em áreas externas, mas que pegam sombra em algumas horas;
  • violetas ficam lindas em mesas de centro, pequenas cômodas e em vasinhos pendurados nas paredes;
  • cactos, por não precisarem de muita água, podem ser dispostos em cima de móveis mais altos e estantes. 

Por outro lado, quem não gosta de ter cuidados com plantas pode contar com as folhagens artificiais. Se colocadas em vasos maiores, dão uma atmosfera fina e elegante ao ambiente. 

Formas arredondadas

Almofadas, porta-retratos, quadros, quadrinhos decorativos, suporte para velas, lustres, luminárias e outros objetos que estão por dentro das tendências em decoração para 2019 já podem ser encontrados em uma forma específica: arredondada. 

As linhas retas, muito utilizadas nos últimos anos, agora serão substituídas por formas arredondas e mais confortáveis, fazendo uma clara alusão às fisionomias orgânicas. O resultado dessa tendência é o aumento da sensação de aconchego no ambiente, item essencial para o próximo ano. 

Objetos dourados

Os objetos prateados também foram substituídos, deixando para trás a onda de cores frias. Para 2019, os objetos dourados chegam com tudo, aliando sofisticação, elegância e características da natureza em ambientes agradáveis. 

O dourado é uma boa dica para quem não quer deixar o brilho de lado. Por isso, vale aplicá-lo nas molduras dos quadros, nas bordas dos espelhos, nos porta-retratos e, inclusive, nos vasos de flores. 

Em cidades com temperaturas mais baixas, também é uma ótima sugestão aplicar o tom dourado em echarpes para sofás. De quebra, o ambiente fica ainda mais quentinho e confortável, mas sem perder a sofisticação. 

Estilo rústico

Marcado pelos tons terrosos e pelo uso de muito verde, já foi possível constatar que o estilo rústico vai fazer muito sucesso em 2019, não é mesmo? Normalmente associada a casas de campo, essa tendência de decoração pode, sim, ser aplicada em imóveis na cidade e na praia

A sua base é o uso de formas naturais — no próprio acabamento, inclusive. Por isso, mesas feitas de tronco de árvore, cadeiras pouco delicadas e móveis antigos são itens de sucesso para esse estilo.

Em relação às cores e texturas, é possível encontrar mobílias e objetos de decoração no xadrez, floral e listras, ainda mais se forem utilizados de forma conjunta. Para criar um ambiente com base no estilo rústico, pense em uma decoração informal e aconchegante e solte a imaginação. 

Materiais de madeira natural

Seguindo o item acima, usar materiais de madeira natural será uma grande tendência em 2019. A madeira de demolição já está em alta. Assim, para o seu imóvel, invista em prateleiras abertas, mesas e cadeiras de madeira e fuja dos vernizes. 

O próprio piso de madeira é uma sugestão interessante, embora seja um material que requer bastante cuidado. Por isso, use a tecnologia a seu favor e procure pisos de cerâmica que imitam madeira. 

De fácil aplicação e limpeza, esse material alia conforto e boa manutenção. De quebra, acaba sendo mais econômico e você pode direcionar parte de seu orçamento para outros detalhes da decoração. 

Detalhes minimalistas 

A tendência minimalista é mais uma novidade para 2019. Por isso, se você quer iniciar o seu ano apenas com os objetos necessários em casa, comece a fazer uma faxina em seu imóvel desde já.

Isso significa que mobílias muito antigas, objetos com pouco uso e móveis já desgastados devem ser doados ou revendidos — justamente para abrir espaço para outros itens. 

Nesse sentido, a tendência minimalista é investir em uma decoração clean, com poucos detalhes. Aliada a tons terrosos, uso de folhagens, formas arredondadas, objetos dourados e materiais de madeira, você pode criar uma sala de estar, por exemplo, com paredes em cores quentes, móveis de tronco de árvore, plantas dispostas nos cantos e um espelho oval com moldura em dourado na parede. 

São diversas as tendências em decoração para 2019. Elas podem ser usadas em conjunto ou, se for de sua preferência, de forma individual, apenas em detalhes: o importante é que, sabendo o que vem por aí, você já fica por dentro do que buscar nas lojas de decoração. Use a imaginação, alie as tendências ao seu gosto e crie ambientes incríveis!

Gostou de conhecer as principais tendências em decoração para 2019? Então, curta a nossa página no Facebook e veja outros assuntos sobre essa área!

Conheça as principais tendências em decoração para 2019 aqui!