Quem nunca procurou uma casa de praia para comprar e ficou na dúvida se a melhor opção seria comprar ou alugar? O fato é que quando o assunto é comprar ou alugar casa de praia, muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual é a melhor opção.

Afinal, saber a resposta para esse questionamento depende do quanto se quer investir ou do fato de que adquirir um imóvel no litoral seja a realização de um sonho, que é mais que presente na vida de muitas pessoas.

Já saiba que ambas as opções oferecem vantagens e desvantagens que devem ser consideradas antes de tomar qualquer decisão, principalmente a de compra, que é algo mais permanente.

Fique tranquilo, pois basta agir com sabedoria e prudência, que será possível ter a escolha certa e usufruir de bons momentos com a família na hora do lazer e descanso. Se você quer entender melhor tudo isso, continue lendo e aprenda com as informações que apresentaremos a seguir.

Vantagens de comprar casa de praia

Para você que tem em mente uma casa de praia, vamos começar listando as vantagens de comprar. Saiba desde já que essa é uma opção que pode ser interessante para quem está disposto a fazer esse tipo de investimento e ter os devidos cuidados com a manutenção da casa após comprada.

Confira quais são os benefícios da compra na lista que preparamos a seguir.

Casa toda sua

Vamos começar falando de uma das vantagens mais importantes de adquirir uma casa na praia, que é justamente o fato de que, ao comprá-la, ela simplesmente será sua, e você poderá modificá-la e decorá-la como bem entender.

Isso implica que você poderá investir em uma infraestrutura totalmente personalizada para atender às suas necessidades, bem como trazer um conforto maior para a sua família e a sua estadia, tornando a experiência de férias muito mais atrativa quando comparada com os locais em que o imóvel é apenas alugado por uns dias.

Além disso, se você tem família muito grande e o costume de passar longos períodos no litoral, ser dono da própria residência na praia se torna muito mais econômico e vantajoso. Se tem muitos amigos e gosta de recebê-los em casa, esse mesmo princípio se aplica. Vamos falar um pouco mais sobre isso em um dos próximos tópicos.

Possibilidade de alugar a casa

Além de poder variar nos destinos com sua família nas férias, colocando para alugar o seu imóvel é possível rentabilizar significativamente esse bem diante do cenário atual de preços contidos para compra e aumento dos aluguéis.

O boom imobiliário de outrora, vivido há mais de 10 anos, não se repetirá tão facilmente. Por isso, a tendência é que menos pessoas estejam dispostas a adquirir um imóvel e outras tantas estejam buscando um local para alugar.

Optando pela aquisição desse bem, você sai na frente e pode ver seus rendimentos crescerem por meio do aluguel. Afinal, sempre haverá o interesse de pessoas querendo passar férias na praia.

Saiba que o grande segredo aqui é saber divulgar a oferta — hoje, a internet domina muito isso, ou seja, há muitas pessoas buscando por casas para alugar em sites de reservas, tais como o Booking e o Airbnb. Então, estar presente nessas plataformas é essencial para conseguir um bom retorno financeiro e arcar com as despesas da casa.

Imóvel como investimento certo

Você já deve ter ouvido de alguém a máxima de que “imóvel é um investimento certo”, não é mesmo? Pois bem, comprando uma casa na praia e a colocando para venda mais à frente você não perde dinheiro, já que é um bem bastante estimado e valorizado por muitas pessoas.

Então, se você está disposto a entrar nesse mundo de investir em imóveis, com foco em casas e apartamentos na praia, podemos dizer que é uma ótima opção, exigindo somente paciência para esperar o tempo certo para encontrar uma oportunidade de venda.

Com isso, você obtém não só um local para visitar, mas também uma residência que poderá trazer ganhos financeiros que são relevantes para o seu futuro. Pense nisso!

Férias mais econômicas

Não poderíamos deixar de falar aqui que, quando se tem uma casa na praia, as férias são muito mais econômicas, visto que não será preciso gastar com hospedagem. Pode parecer apenas um detalhe, mas é justamente o gasto com estadia que deixa as viagens mais caras.

Desse modo, será possível economizar mais nas suas férias, bem como gastar o seu dinheiro em novas experiências, investindo nas coisas que você deseja fazer sem o peso de que está gastando mais — estamos falando de passeios, presentes e também de experimentar novos restaurantes, caso seja a preferência da família.

Desvantagens de comprar casa de praia

Obviamente que toda escolha na vida envolve perdas e ganhos, e queremos que você compreenda isso a fundo quando o assunto é comprar casa de praia. Por isso, vamos falar agora sobre as desvantagens que estão envolvidas nesse processo.

Tenha em mente que, a ideia de trazer esses pontos aqui é que você consiga ter clareza se o custo-benefício de adquirir uma casa na praia vale a pena para você. Então, confira abaixo as desvantagens que listamos!

Imobilização de capital

Se você tem planos de vender o imóvel no futuro, pode ser que essa tarefa não seja tão fácil quanto você espera. O fato é que nem todo comprador tem condições de investir em uma casa de praia.

Então, pode ser que, no momento da venda, você enfrente alguma dificuldade em encontrar quem vai pagar para ter aquele imóvel. Claro que, se você não estiver desesperado para vender, continua sendo uma excelente opção de investimento, porém, é sempre bom considerar os prós e os contras de qualquer situação.

O que queremos reforçar é que há sim um risco de ficar com o imóvel parado por um tempo, esperando pela venda, até que surja um comprador que possa arcar com o seu custo real.

Férias sempre no mesmo destino

Como você deve ter visto, comprar uma casa na praia também tem desvantagens que não podem ser ignoradas, não é mesmo? Pois bem, o aluguel, muitas vezes, se torna a melhor opção pela comodidade de não ter que se preocupar com os custos de manutenção do imóvel e não obrigar a ter o vínculo de ir sempre para o mesmo destino.

Afinal, quando se tem uma casa na praia, a primeira ideia de férias que surge é passar esse período por lá por inúmeras razões: custo, comodidade, conforto, aconchego, dentre outras questões.

Saiba que a possibilidade de variar torna os destinos menos previsíveis e mais interessantes, algo que pode ser vantajoso para quem gosta de uma vida familiar e de férias mais dinâmicas.

Não aja por impulso ao se decidir nessa questão, verifique bem se você e a sua família estão no perfil e que não vão enjoar de passar férias sempre no mesmo lugar.

Custos com manutenção

Outra desvantagem de comprar uma casa na praia está nos seus custos de manutenção. Visto que podem ser altos dependendo do imóvel. Então, tente entender quais são esses custos e se eles compensam ao longo do tempo.

Claro que é possível alugar a casa para cobri-los e até lucrar, mas tenha em mente que pessoas que alugam podem não cuidar muito bem da casa, gerando alguns danos ao imóvel ao longo do tempo.

Vantagens de alugar casa de praia

Em meio a tantos custos e responsabilidades que a compra de imóvel no litoral pode exigir, alugar casa de praia se torna uma opção vantajosa que merece ser conhecida com mais clareza.

Afinal, nem todo mundo precisa ter uma casa na praia e saber das vantagens que isso pode oferecer. Por isso, a seguir, vamos destrinchar isso para você.

Variedade no destino

Mesmo que você e a sua família sejam fãs convictos de uma temporada à beira-mar, não se pode negar que variar de praia uma vez ou outra torna essa relação com as viagens ao litoral ainda mais interessantes.

Sem o compromisso de ir sempre para a mesma casa, vocês podem criar juntos rotas diferentes a cada passeio, desbravando as belezas naturais que são inúmeras no Brasil. Pode parecer apenas um detalhe, mas sabemos que ir sempre para o mesmo lugar acaba enjoando muitas pessoas, que até se cansam da monotonia de sempre.

Então, tenha em mente que, quando se opta por alugar uma casa na praia em vez de comprar, não existe esse peso de ter que passar uma temporada na casa que já é sua, mas sim abre a possibilidade de conhecer novos destinos.

Foco no usufruto

Quem aluga apenas usufrui, ou seja, se você seguir o que está estabelecido no contrato e não causar nenhum dano ao imóvel, não será de sua responsabilidade fazer reparações nem, muito menos, obras de manutenção.

Assim, você e a sua família terão o foco no usufruto daquela casa na praia, já que é uma estadia de curto prazo naquele imóvel. Isso traz um sentimento de liberdade e desprendimento maior que só quem não tem compromissos maiores com aquele bem pode aproveitar.

Custo menor no curto prazo

Outra grande vantagem está no custo das férias no curto prazo. Você até pode gastar um valor considerável alugando a casa, mas esse custo será apenas para o período que vai utilizá-la. Quando compara com o custo de comprar um imóvel, percebe que alugar a casa por alguns dias não é algo tão caro quanto pensamos em um primeiro momento.

Aliás, se você gosta de poupar, pense que o valor que estaria investindo na compra de uma casa, você pode aplicar em algum título público ou até em investimentos mais rentáveis, multiplicando seu dinheiro sem deixá-lo parado em um imóvel.

Desvantagens de alugar casa de praia

Por fim, sabemos que nem sempre alugar uma casa na praia traz só benefícios, e você precisa ficar atento a alguns pontos quando o assunto é esse. Você perceberá que essas desvantagens estão ligadas a cuidados no momento da negociação.

Continue lendo os próximos tópicos para entender melhor quais são os principais pontos de atenção ao alugar uma casa na praia.

Itens colocados no anúncio podem não estar disponíveis

O primeiro ponto é bem simples: verifique se os bens que estão na casa são condizentes que o que foi anunciado. Afinal, nas fotos é comum postar imagens com a casa completamente pronta, porém, muitos proprietários optam por retirar os eletrônicos e eletrodomésticos por medo de mau uso.

Então, antes de contar com o que está ali na foto, é preciso checar se o que foi apresentado estará disponível — converse com o proprietário ou a imobiliária e também esteja atento para esse ponto no contrato. Assim, você evitará se surpreender negativamente quando estiver dentro do imóvel!

A distância da praia pode ser diferente da anunciada

Pode ser que você encontre uma casa para alugar com um preço bom, mas ela não seja tão próxima quanto você deseja. Saiba que, hoje, com a internet, é possível conferir isso e evitar qualquer surpresa quando chegar no local.

Sugerimos fortemente que você utilize o endereço e os pontos de referência dados no anúncio para averiguar se aquela casa está realmente próxima da praia. Infelizmente, alguns proprietários usam isso para fisgar inquilinos sem se comprometerem com a localização real do imóvel. Esteja de olhos abertos.

A estrutura da casa pode não condizer com o anunciado

Por fim, a última desvantagem que listamos é que você procure dar atenção à estrutura da casa e verificar se ela está bem cuidada. Pois, dependendo do seu estado de conservação, é algo que pode acabar com as suas férias.

Afinal, passar vários dias com a família em um imóvel com mofo, problemas de encanamento ou mesmo sem a mínima estrutura de acomodação e divertimento pode ser algo nada agradável.

Evite esse tipo de situação e constrangimento reparando bem na estrutura e configuração da casa de praia que optou por alugar. Assim, você terá certeza de que realmente vale a pena e que propiciará bons momentos para a família.

Você deve ter percebido que são muitos pontos para dar atenção quando o assunto é procurar uma casa de praia para comprar ou alugar, certo? Saiba que não existe a decisão certa, nem a errada. É preciso entender que tipo de escolha é a mais adequada em relação às suas necessidades e as da sua família.

Aproveite, então, as informações e dicas deste post para tornar a sua escolha muito mais sábia, deixando a sua experiência de férias muito mais agradável, confortável e divertida!

Se mesmo depois de ler este post sobre comprar ou alugar uma casa de praia você está com dificuldades em decidir, saiba que nós podemos ajudar! Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas para que possamos entender melhor a sua realidade!

Comprar ou alugar casa de praia: qual a melhor opção?