Conhecer as melhores praias do litoral de SP pode trazer momentos incríveis em família. O misto de tranquilidade e boa infraestrutura que os logradouros oferecem, além da exuberância natural são um dos grandes diferenciais para quem busca o mar paulista.

Nos arredores do Guarujá têm excelentes opções de turismo e por meio deste post você saberá quais os melhores pontos para ir. Sem mais delongas, descubra agora mesmo quais são as melhores praias do litoral de SP e faça uma ótima viagem!

Praia de Pernambuco — Guarujá

A Praia de Pernambuco é a que melhor sintetiza o que falamos anteriormente: um local tranquilo, mas não muito distante, com ampla infraestrutura de comércio, rede hoteleira e casas de temporada para alugar.Um dos grandes fenômenos naturais observados — além da maré alta boa para o surfe —  é o encontro das águas da Ilha do Mar Casado com a Praia de Pernambuco, que no mar baixo se dividem em duas praias diferentes, porém, próximas em distância.

Não é lugar badalado e também não tem orla, entretanto, existem barracas para consumo, nas quais você encontra, inclusive, guarda sol e cadeiras. Próximo de lá há o Shopping Jequiti, com diversas opções de lazer, inclusive baladas para casais mais animados. Opções não faltam!

Praia Tijucopava

Incrustada na Mata Atlântica — uma das principais características físicas do litoral de São Paulo — a Praia Tijucopava oferece um ambiente seguro e tranquilo para curtir em família. As ondas fortes em tempos de maré alta exigem atenção dos pais em relação aos filhos, mas a segurança monitorada dos condomínios ao redor deixam os visitantes despreocupados quanto à criminalidade.

Em alguns pontos do lugar é preciso se identificar por conta dos locais privados que fazem o controle dos visitantes, entretanto, nada disso será um empecilho para você que quer curtir um dos mais belos logradouros do litoral paulista com sua família.

Se for de carro utilize o GPS, pois não há muitas placas indicativas, o que deixa o local ainda mais reservado e gostoso de passar o dia. Assim como na Praia de Pernambuco, levar cooler e sacolinhas é essencial. Não vá se esquecer.

Praia Sítio São Pedro

A Praia Sítio São Pedro segue a mesma lógica e limita o número de visitantes de acordo com o controle que é feito pelos condomínios presentes no entorno. Inclusive, há uma lei municipal do Guarujá, de número 2.567/97, que por razões de sustentabilidade ambiental deu a essas áreas privadas o direito e a responsabilidade de zelar pela natureza presente em sua região.

As principais regras para visitar as áreas restritas são:

  • chegar cedo, já que limitam o número de 70 vagas de estacionamento por dia em ordem de chegada para a Praia Sítio São Pedro;
  • levar comidas, bebidas e sacolas para lixo, já que não é permitida a presença de ambulantes, nem existe nenhum quiosque ou lixeira na praia;
  • ter atenção ao horário de saída, já que não há iluminação e nem é permitida a permanência à noite por questões de segurança;
  • ter paciência se quiser visitar a praia em um dia cheio e aguardar sua vez fora do condomínio.

Vale lembrar que a entrada é gratuita e pode ser curtida por todos. Apenas contribua para a preservação ambiental e tenha ótimos momentos com a sua família em uma das mais belas praias do litoral paulista.

Praia Iporanga

A Praia Iporanga é vizinha ao Sítio São Pedro e bem mais calma. Lá, não se observa muito a presença de surfistas e, por isso, o limite de visitantes de fora do condomínio é de 30 vagas de estacionamento por dia. A mata original preservada e com placas informativas sobre as espécies presentes se torna o local perfeito para um passeio em família e que serve também renovar as energias e desfrutar de um pouco de paz.

É comum ver pequenos siris pela praia e alguns animais da Mata Atlântica pelo entorno, um grande atrativo para as crianças. A Praia Iporanga possui ainda uma cachoeira ao final de sua extensão, que possibilita o encontro da água doce com a água salgada. Não é à toa que esse lugar é considerado paradisíaco.

Praia do Éden

Mais uma das praias tranquilas e relativamente escondidas do Guarujá. Seu acesso se dá pela Avenida Marjory da Silva Prado — também conhecida como estrada do Pernambuco — na qual se caminha por uma trilha de meia hora até chegar lá. É necessário passar também pelo condomínio Sorocutuba, com possibilidade de ir tanto a pé quanto de carro.

O caminho é composto pela mata atlântica e uma belíssima vista da praia formada pela areia bastante branca e a água do mar em tom esverdeado. Ao chegar na praia é possível ver tartarugas marinhas e também praticar mergulho.

O consumo de alimentos e bebidas é facilitado pela presença de quiosques, o que possibilita a ida sem levar comes e bebes. O melhor de tudo é que o comércio não fez com que a praia ficasse badalada. Trata-se de um local bastante aprazível para descansar e curtir a natureza. Mais uma excelente opção para você e sua família.

Praia do Indaiá

A Praia do Indaiá talvez seja a única que é um pouco mais badalada entre todas as opções que citamos aqui. Se quiser tirar um dia para ter um pouco mais de comodidade com acesso a bares, quiosques, restaurantes ou mesmo ambulantes esse é o lugar certo para ir.

Além disso, a maré bem mais calma do que das outras praias do litoral paulista se torna uma ótima opção para as crianças. Muitos dos belos locais que citamos exige uma atenção extra nesse quesito, e é bom que você se lembre disso.

Como pode ver, o estado de São Paulo oferece excelentes opções de turismo para quem quer viajar em família. Aproveite bem todas as informações dadas para fazer a melhor escolha.

Se gostou de saber quais são as melhores praias do litoral de SP, compartilhe nosso post nas redes sociais. Muitas famílias ainda não sabem o quão especial é essa região do Brasil!

Você sabe quais são as melhores praias de Guarujá?